O você precisa saber sobre gordura hidrogenada

A “palavra ruim” nutricional que todo leitor de rótulo deve ter em mente é gordura hidrogenada.

O hidrogênio é forçado para dentro dos espaços vazios na molécula de gordura. Esse processo de hidrogenação é como o óleo vegetal é transformado em margarina. 

A gordura hidrogenada têm duas grandes vantagens econômicas em relação às gorduras saturadas naturais. Eles são mais baratas e têm uma vida útil mais longa. 

Gorduras hidrogenadas e gorduras parcialmente hidrogenadas estão em toda parte como por exemplo em alimentos processados, adicionados a biscoitos, produtos prontos, massas frescas (as nossas massas de pizza e massas de pastel não possui gordura hidrogenada, usamos gordura de origem animal) e etc. 

Gorduras hidrogenadas também são usadas em restaurantes e estabelecimentos de fast-food para fritar, porque elas resistem melhor ao calor e podem ser usadas por mais tempo.

gordura hidrogenada nas batatas fritas
Gordura hidrogenada nas batatas fritas

Nossas massas de pizza e nossas massas de pastel não contém gordura hidrogenada e gordura trans

Gordura hidrogenada contêm outro tipo de gordura. Estes são ácidos graxos trans, ou gorduras trans, assim chamados porque o processo de hidrogenação transporta átomos de hidrogênio através da molécula de gordura para um novo local. As gorduras trans são tão ruins ou piores para as artérias (as nossas massas de pizza e massas de pastel não contém  gorduras trans) . 

Uma série de estudos demonstrou que as gorduras trans aumentam os níveis de colesterol no sangue. 

Além disso, como a gordura hidrogenada é tão usada em restaurantes para frituras profundas, as batatas fritas tão populares entre as crianças podem estar cheias de gorduras trans que aumentam o colesterol.

A verdadeira ironia é que essa brecha na rotulagem também impede que os consumidores reconheçam alimentos com baixo teor de gorduras trans. A maioria das gorduras hidrogenadas usadas pelos processadores de alimentos é apenas parcialmente hidrogenada. 

Evidentemente, uma das dificuldades em colocar informações sobre as gorduras trans no rótulo nutricional é que diferentes lotes de óleos hidrogenados podem conter diferentes quantidades de gorduras trans.

As gorduras trans encontraram o caminho para a maioria dos alimentos embalados comprados por consumidores desinformados e desavisados. A manteiga, que tem uma má reputação por causa da gordura saturada e do colesterol, foi substituída pela margarina, que também pode ser uma má notícia para os níveis de colesterol. 

Gordura hidrogenada nos biscoitos
Gordura hidrogenada nos biscoitos

É verdade que os alimentos feitos com gordura hidrogenada são mais baratos e duram mais, mas os consumidores pagam um preço maior no longo prazo, já que as gorduras trans fornecem pouco benefício nutricional ao corpo, exceto como fonte de energia. 

O que é bom para os negócios a curto prazo costuma ser ruim para o corpo a longo prazo. Quando os fabricantes mudam quimicamente um alimento, todos os tipos de problemas imprevistos podem ocorrer. Isto é especialmente verdadeiro para os ácidos graxos hidrogenados. Aqui está um resumo do que a literatura tem dito sobre os problemas da gordura hidrogenada e gorduras trans:

  • As gorduras trans podem elevar os níveis de colesterol no sangue.
  • As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim.
  • As gorduras trans reduzem os níveis de colesterol HDL, o colesterol bom. Aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom nos problemas de sangue.
  • Mostrou-se que as gorduras trans diminuem a capacidade do corpo de produzir prostaglandinas anti-inflamatórias naturais.
  • Comer uma dieta rica em gorduras hidrogenadas sem valor nutricional pode diminuir a ingestão diária de outras gorduras, especialmente os ácidos graxos essenciais que são importantes para o crescimento e a função de órgãos vitais, como o cérebro. Esta é uma preocupação especialmente em crianças e frequentes consumidores de fast food cuja dieta diária é rica em alimentos processados ​​e fritos e lanches.
  • Os ácidos graxos trans podem estar ligados a outros problemas de saúde, incluindo a diminuição da testosterona, a produção anormal de espermatozoides e a doença da próstata nos homens; obesidade, depressão do sistema imunológico e diabetes.

Gordura trans ou gordura hidrogenada pode interferir com a capacidade das células do corpo de metabolizar as gorduras que são boas para você.

Isso pode danificar as membranas celulares de estruturas vitais, como o cérebro e as células nervosas. As membranas celulares contêm sítios receptores para moléculas de gordura, como lugares de estacionamento projetados especificamente para receber certas moléculas. Quando o ácido graxo certo chega, ele preenche seu ponto de estacionamento atribuído e contribui para a saúde da membrana. 

No entanto, os “carros” de ácidos graxos trans também podem aparecer e se espremer em um espaço que realmente não se encaixa nesses impostores bioquímicos. Uma espécie de engarrafamento bioquímico ocorre e os carros certos não conseguem chegar onde precisam. Ou, pense nas membranas celulares como tendo milhões de pequenas mechas, cujas moléculas de nutrientes podem entrar como chaves. 

Mudar a forma da molécula, que é o que acontece quando uma gordura é hidrogenada, muda a forma da chave e ela não se encaixa corretamente na fechadura. Dois problemas podem ocorrer. Ou a chave desajuste molecular é deixada vagando por todo o corpo, causando danos em outros lugares, ou essas chaves desajustadas continuam empurrando seu caminho até as fechaduras, danificando-as, de modo que as chaves certas, os nutrientes naturais, não se encaixam mais. 

Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades

 

Pelo menos em teoria, as gorduras hidrogenadas podem enfraquecer as membranas celulares, evitando os nutrientes necessários e também permitindo que os prejudiciais vazem. Isso pode colocar o corpo em risco para doenças crônicas degenerativas.

Podemos dizer à Mãe Natureza que os ácidos graxos trans não são bons para o corpo. 

Tanto a placenta quanto o cérebro têm uma maneira bioquímica de filtrar a maioria dos ácidos graxos trans, embora a proteção não esteja completa.

Ele pode lidar com um pouco deles metabolizando essas gorduras como fontes de energia antes de terem a chance de causar qualquer dano celular, e então usar as boas gorduras (os ácidos graxos essenciais) como nutrientes saudáveis ​​para as células. Talvez, um pouco de ácidos graxos trans (que pode ocorrer naturalmente em alguns alimentos de qualquer maneira) não prejudique o corpo, mas, como todas as outras gorduras, o excesso irá.

Esperamos ter esclarecido os malefícios da gordura hidrogenada

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

 

Deixe seu comentário

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *